as tormentas de Luis (www.astormentas.com)

Poema ao acaso

lunes, 28 de junio de 2010

LUIS, portugués, fotógrafo... e mais


CARTA ABERTA a LUIS
Luis:

A mim, quando um desconhecido me diz “Bom dia”, e percebo que o fez prestándome atençâo, precisso tomar-me ao menos tres dias para saber qué contestar-lhe.
E voçé o fez.
Agora bem, se voçé quiser dê-me por desculpado pela minha demora, e se nâo, nâo.
Mas tenha a certeza absoluta de que nâo significa desrespeito nemhum ou desconsideraçao.

Nâo digo nada quando, quem o faz, se trata de um amigo por quem, ademáis, sinto especial carinho. Entâo posso demorar varios anos, ou incruso ficar calado de por vida.
É o caso de um casal e os seus filhos amigos meus da Pôvoa de Varzim, por quem sinto algo muito especial de mais. Já faz mais de tres anos que nâo comunico com eles, e nâo quisera que o meu silenzo fosse definitivo sem que o souberam. Aproveito para deixa-lo dito aqui, por se tivera a sorte, muito improvabel, de que leram esto, e se dêem por satisfeitos. Eu ficar-ía recomfortado.

Vou com voçé. Primeiro manifestar-lhe o meu agradecimento pela atencâo prestada.
Voçé disse-me que gosta de uma das minhas fotos que viu. Eu nem isso, e acho que sendo objectivo. Nem de todas as que levo feito, que sâo umas poucas, pelo tempo transcurrido desde a primeira, e porque o número delas multiplicouse exponencialmente coa chegada da fotografía digital e o abaratamento dos suportes.

O que sí e fermoso sâo os sujeitos nelas representados, pelos que sinto, ademáis de ademiraçâo, carinho em muitos casos.

Voçé disse-me:
“uma curiosidade, se estas pessoas te são desconhecidas, como fazes para tirar estas fotos?”
Nâo percebo bem os pormenores da tua pergunta.

Únicamente dizer que essas pessoas eran-me tâo desconhecidas antes, como inesquecíveis depois de tirar-lhes essas fotos. E que lembro, em algums casos, con bastante detalhe as circunstancias e os lugares onde forom feitas.

Mas eu quería falar sobre tudo de voçé. A partir da localizaçao do blog ‘Desafios’ descubri-te a través do Blog “1000 fotografías” primeiro, e de tudo o demais depois. E, neste caso gosto de todas, ou quase, e de todo, ou quase.
Tem sido, é um prazer visionar as tuas fotos, mas é que ao te ler no teu blog, ademáis de outras coisas, “astormentas- indignaçôes” vejo que encontrei alguem con quem coincido para além do estético, no plano ético. E esta é, para mim, uma dupla satisfaçao.

Um abraço


P.D.
Repito aquí uma explicaçâo que já dei noutra resposta minha en ‘Desafios’

“Eu sou galego, e o galego é a minha lingua de relaçao quotidiana. Mas nâo sei falar portugués, e muito menos ainda escribi-lo. Sempre que me dirijo a portugueses, amigos ou nâo, acho que debo utilizar o galego, mesturando quando as conheço, frases ditas em portugués. E também gosto de me falem em portugués. Acho que, partindo ambas linguas do galego-portugués, o vehículo natural de comunicaçâo entre nos debe ser a lingua de cada um. Por iso mesmo desgostame que portugeses tentem de falar em castelhano para dirijir-se a mim, ou a galegos en geral.
E si hei de castrapar a minha lingua, prefiro faze-lo co portugués que nâo co castelhano, senâo cualquer día enteramonos de que já desapareceu a nossa lingua, e que o que estamos a falar e castellano puro y duro, com sotaque noroestino.”

Prego-te por tanto compreensâo, e peço desculpas pelos muitos erros ortográficos e de sintaxe que deito no papel de escreber. Obrigado.

Fica expricado.
-------------------------

RECOMENDO:


http://1000-imagens.blogspot.com/
http://astormentas.blogspot.com/
http://o-funcionario-cansado.blogspot.com/

2 comentarios:

  1. Quando li isto fiquei desarmado, sem saber o que dizer. Até porque sinto que não o mereço.

    Sinto algo parecido com o que senti quando vi a tua fotografia. Que me entrou algo que já não sai mais.

    E não sabendo sequer o teu nome, sinto já várias coincidências.

    Muitas das palavras mais importantes da minha vida nunca as cheguei a dizer. Mas pelo respeito e pelo prazer imenso de ler o que escreveste não quis deixar de de deixar já um forte abraço.

    Bem hajas.

    ResponderEliminar
  2. INTERNALIZAR QUIZAS UN BUENOS DIAS, QUIZAS UN BUEN SENTIMIENTO DE AUTOANALISIS EN VISTA DESDE OTRA PERSONA QUE SE TE CRUCE EN TU DIA A DIA PUEDE SER UN CAMBIO GENUINO NO TAN SOLO PARA TU VIDA SINO PARA OTROS, SON CONECUENCIAS NATURALES DEL HABITAT QUE NOS RODEA Y DEL CAMINO.

    ResponderEliminar